NVIDIA afirma suportar parcialmente o DirectX 11.1 Bv13

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NVIDIA afirma suportar parcialmente o DirectX 11.1 Bv13
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NVIDIA afirma suportar parcialmente o DirectX 11.1

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TecH

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NVIDIA afirma suportar parcialmente o DirectX 11.1 Direct10

Desde o lançamento das GPUs Nvidia baseadas na arquitetura Kepler, houve relatos de que estas suportariam somente DirectX 11, informação que pode ser confirmada no próprio site da Nvidia, mas estranhamente por vários meses, no painel de controle dos drivers Nvidia para o Windows 7 figura o DirectX 11.1 como API suportada, apesar de sabermos que o Windows 7 não suporta DirectX 11.1.

Então, são as GPUs Nvidia Kepler compativeis com o DirectX 11.1?

Do ponto de vista estrito, para se denominar a uma GPU como compatível com alguma versão da API DirectX, se requer que esse tenha suporte expresso (por hardware) para ela, e deste ponto de vista, as GPUs Nvidia Kepler (GTX 600 série) não suportam a API DirectX 11.1 (mas sim a API DirectX 11).

^Mas o que informa no painel de controle da Nvidia?

A Nvidia afirma que suas GPUs são parcialmente compatíveis com a API DirectX 11.1, não são fisicamente compatíveis, podem emular por software algumas das funcionalidades da API (usando a CPU, com a diminuição evidente no desempenho), obviamente existem funções da API DirectX 11,1 que seriam de um alto custo (em termos de perda de rendimento) emular por software, as quais a Nvidia afirma que suas GPUs não as suportam, entre elas temos:

Target-Independent Rasterization (2D rendering only).
16xMSAA Rasterization (2D rendering only).
Orthogonal Line Rendering Mode.
UAV (Unordered Access View) in non-pixel-shader stages.

NVIDIA afirma suportar parcialmente o DirectX 11.1 Direct11

A Nvidia afirma que estas instruções não serão usadas nos futuros jogos, mas funciona como se serão utilizados nos jogos se forem suportados em suas GPUs fazendo uso da característica Hardware Feature Level 11 (vía software) do DirecX 11.1 (via software).

Entre estas funções estão:

Partial constant buffer updates.
Logic operations in the Output Merger.
16bpp rendering.
UAV-only rendering (apenas 8 de los 64 slots soportados por DirectX 11.1).
Partial clears.
Large constant buffers.


A Nvidia relata unicamente não suportar as funcionalidades exclusivas da API DirectX 11.1 (Hardware Level DirectX 11.1), mas sim as demais funcionalidades, uma situação que eles mesmos reconhecem como confusa, mas na realidade não há nada de confuso, porque, tradicionalmente, as novas versões da API DirectX da Microsoft permitem o uso via software de algumas de suas funções em hardware criados para versões mais antigas do DirectX (graças aos nomeados Hardware Levels do DirectX).

Como foi esclarecido que esta é uma característica da API da Microsoft, que não se limita unicamente as GPUs Nvidia Kepler, sendo a todas as GPUs DirectX 11 (GeForce 400, 500, Radeon HD 5000 e 6000 Series).



Neste ponto, devemos mencionar que não é a primeira vez que temos uma situação como esta no mundo das GPUs, quando um fabricante aproveita esse recurso do DirectX (Hardware Level) para anunciar seu produto como compatível com uma versão de DirectX superior a suportada fisicamente, exemplo disso é a (na época) polêmica GPUs Nvidia GeForce 4 MX Series, que alegaram ser compatível com DirectX 8.1 (página 2 do PDF da Nvidia), quando na verdade suportavam unicamente o DirectX 7 por hardware.

Alguns programadores de jogos afirmam que as diferenças entre DirectX 11 e DirectX 11,1 são mínimas, e que 90% delas podem ser supridas por software (emulados), de modo que em jogos não seriam um fator determinante em não possuir suporte expresso ao DirectX 11.1.

Enquanto isso, a AMD afirma suportar por hardware 100% das funcionalidades do DirectX 11.1 (Hardware Level DirectX 11.1) em suas GPUs baseada em sua arquitetura gráfica Graphics Core Next "GCN" (usada em suas GPUs Radeon HD 7750 e superiores).

Então, para acabar com esse tema confuso, temos apenas as GPUs AMD baseadas no GCN com 100% de compatibilidade com o DirectX 11.1, enquanto que as GPUs DirectX 11 com base em arquiteturas diferentes a GCN são "parcialmente compatíveis com o DirectX 11.1".


Fonte: chw

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Muito boa essa notícia !

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